segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Jean Michel Basquiat 1960 - 1988

Eu realmente não acredito que virei fã de Jean Michel Basquiat tempos depois de já ter visto uma exposição sobre graffiti no Palácio das Artes em Belo Horizonte, onde suas pinturas estavam expostas entre vários outros grafiteiros do mundo. Quando fui ver a exposição nem sabia quem ele era e nem prestei tanta atenção nos nomes que estavam ali. Hoje daria de tudo para rever Basquiat.
Ele começou fazendo graffiti e frases de protesto nos vagões de metrô e ruas de Nova york, onde assinava "SAMO".
No fim dos anos 70 formou uma banda chamada Gray, com o músico e ator Vicent Gallo que não era conhecido na época. Basquiat vivia com amigos e vendia camisetas e postais para se manter. Um dia viu Andy Warhol (o artista mais importante da Pop Art), entrando em um restaurante e lhe ofereceu seus desenhos, foi quando se tornaram amigos e tudo mudou. Na mesma época namorou Madonna (ainda não famosa). Através de Warhol conheceu a fama e sua arte foi parar nas galerias do mundo inteiro e ele virou capa de revistas como a "The New York Times". Foi viciado em heroína e morreu aos 27 anos de overdose em 1988.
O racismo fez parte de sua carreira. Ele era mencionado como o único artista negro a alcançar o estrelato em meio aos artistas internacionais.
Seus trabalhos lembram desenhos de criança e ele dizia respeitar muito mais o desenho infantil do que uma obra de um verdadeiro artista.
Eu admiro Basquiat pela sua ousadia e cara-de-pau, por brincar com o capitalismo e por jogar na cara das pessoas que elas estavam comprando algo famoso e que estavam dispostas a pagar caro por suas pinturas, e por colocar até preço em uma de suas obras, fazendo com que o preço se tornasse parte dela.
Ainda não descobri porque gosto tanto dele.
Veja um pouco sobre o trabalho de Basquiat no video que separei pra vocês

2 comentários:

  1. Claudia estou adorando seu blog.
    Esta á sua cara continue escrevendo.
    Já não vejo a hora do proximo post...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado vc falar que começou a gostar do cara depois de ver as obras dele e nao se interessar... Parece que nos apaixonamos primeiro pelo artista, depois pela obra... Já percebeu?
    Um bjoo

    ResponderExcluir