
Ele começou fazendo graffiti e frases de protesto nos vagões de metrô e ruas de Nova york, onde assinava "SAMO".
No fim dos anos 70 formou uma banda chamada Gray, com o músico e ator Vicent Gallo que não era conhecido na época. Basquiat vivia com amigos e vendia camisetas e postais para se manter. Um dia viu Andy Warhol (o artista mais importante da Pop Art), entrando em um restaurante e lhe ofereceu seus desenhos, foi quando se tornaram amigos e tudo mudou. Na mesma época namorou Madonna (ainda não famosa). Através de Warhol conheceu a fama e sua arte foi parar nas galerias do mundo inteiro e ele virou capa de revistas como a "The New York Times". Foi viciado em heroína e morreu aos 27 anos de overdose em 1988.
O racismo fez parte de sua carreira. Ele era mencionado como o único artista negro a alcançar o estrelato em meio aos artistas internacionais.
Seus trabalhos lembram desenhos de criança e ele dizia respeitar muito mais o desenho infantil do que uma obra de um verdadeiro artista.
Eu admiro Basquiat pela sua ousadia e cara-de-pau, por brincar com o capitalismo e por jogar na cara das pessoas que elas estavam comprando algo famoso e que estavam dispostas a pagar caro por suas pinturas, e por colocar até preço em uma de suas obras, fazendo com que o preço se tornasse parte dela.
Ainda não descobri porque gosto tanto dele.
Veja um pouco sobre o trabalho de Basquiat no video que separei pra vocês
Claudia estou adorando seu blog.
ResponderExcluirEsta á sua cara continue escrevendo.
Já não vejo a hora do proximo post...
Engraçado vc falar que começou a gostar do cara depois de ver as obras dele e nao se interessar... Parece que nos apaixonamos primeiro pelo artista, depois pela obra... Já percebeu?
ResponderExcluirUm bjoo